Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora

Formação FMNS Colaboradores Canonização da Irmã Maria Rita Memórias e Testemunhos Pastoral Juvenil e Vocacional

Veja também:



Alemanha

As Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora entre os emigrantes portugueses na arquidiocese de Colónia - Alemanha

 
A pedido do Padre Rui Prates, ao serviço da Missão Católica Portuguesa de Remscheid, a Província Portuguesa das Irmãs Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora disponibilizou três Irmãs para colaborarem no serviço pastoral da Missão: Liturgia, Catequese, Aulas de Moral e Religião e visitas aos doentes e às famílias.​​

As três primeiras Irmãs, Júlia Neves, Adélia Trindade Costa e Maria da Conceição Vaz, chegaram a Remscheid no dia 8 de Outubro de 1977, acompanhadas da sua Superiora Provincial, Irmã Maria de Jesus Cunha.

No primeiro domingo em que participaram na Missa para os portugueses em Remsheid foram calorosamente acolhidas na igreja e no Centro da Missão.

Estabeleceram residência em Lennep, donde se deslocavam para o serviço pastoral dos seguintes centros da Missão: Remsheid, Burscheid, Wermelskirchen, Solingen e Wuppertal.

Após os primeiros contactos, organizaram-se as catequeses nos diversos Centros, as aulas de Moral em Remscheid e Solingen e as visitas aos doentes portugueses nos diversos hospitais.

O trabalho das Irmãs foi, desde a primeira hora, muito apreciado pelos emigrantes portugueses porque, graças às Irmãs, os seus filhos podiam receber uma educação religiosa mais sólida em português.

Em 1994, as Irmãs deixaram a sua residência em Lennep e passaram a viver em Colónia, onde se estabeleceu a sede da Missão. De Colónia continuaram a assistir as comunidades de Remscheid, Wermelskirchen e Burscheid nas suas actividades pastorais, juntamente com o Missionário Padre Fernando Leite.

A partir do ano de 1995 assumiu como novo Missionário o Padre José Luis Cotas Gonçalves.

Em outubro  de 2002 as Irmãs celebraram os 25 anos de presença junto aos emigrantes de língua portuguesa na arquidiocese de Colónia e receberam a homenagem de todas as comunidades.

Em 25 de dezembro de 2005 o Pe. José Luís deixou as comunidades da Arquidiocese de Colónia e, a partir de janeiro de 2006 veio o Pe. Albano Fraga, entao Missionário em Bonn, constituido Comissário para a Missão de Colónia.
Na impossibilidade dele celebrar a Missa em todas as comunidades além de Bonn, contamos com a colaboração de padres amigos, como o Pe. Michael Wegner, Pe. Konrad Liebscher, Pe. Tobias Kesler, além do Pe. Funke de Remscheid e Pe. Marcus de Burscheid.

Nesse período as Irmãs e todas as comunidades de expressão portuguesa viveram num clima de expectativa e preparação para a chegada de um novo Missionário para a Missão de Colónia.

As Irmãs voltaram a trabalhar com o Pe. Albano Fraga que, a partir do dia 01.01. 2007 assumiu novamente as comunidades de Colónia, Remscheid, Burscheid, além das que ele já tinha: Bonn, Euskirchen e Lohmar, além de Neuss que começamos a dar assistência no início deste ano.

As Irmãs continuaram a ser presença na Catequese na liturgia, visita aos doentes, no atendimento  a quem s

olicitasse a sua ajuda e no cartório Paroquial, trabalho esse, que ainda hoje é realizado  pelas três irmãs atuais: Ir. Isaura, Bernardete e Carolina

 

 

 

 

Contactos Gerais


Centro Social de Nossa Senhora das Graças Hospital de Santa Maria do Porto Escola Superior de Saúde de Santa Maria Colegio Luso-Francês Externato Santa Margarida Centro de Bem Estar Infantil e Juvenil do Coracao de Jesus Casa do Cruzeiro Colégio de Lourdes