Back to Notícias

IRMÃ ILDA CELESTE PINTO

3-3-1925 | 27-5-2013

A Irmã Ilda Celeste Pinto, em religião Amélia de Santa Maria nasceu  em Frende, Freguesia e Concelho de Baião, distrito do Porto.

Entrou na Congregação das Franciscanas Missionárias da Nossa Senhora a 20 de Novembro de 1947, em Santa Cristina do Couto onde fez o Noviciado. Fez os primeros votos, Profissão temporaria, em 28 de Junho de 1950.

Após a Profissão Temporária partiu para França onde fez a Profissão Perpetua, em 25 de Agosto de 1953.

Regressou definitivamente a Portugal em 1995 e foi colocada na Comunidade do Aspirantado, onde permaneceu até 1996, posteriormente passou para a comunidade de Gondomar donde o Senhor a chamou para junto de si.

Se nos tivesse sido dado conhecer a nossa Irmã apenas durante os últimos anos de vida, nesta comunidade de Gondomar, estes seriam suficientes para lhe expressarmos a nossa sincera gratidão pelo exemplo de autêntica franciscana vivido na simplicidade do seu ser e agir, na sua humildade, amabilidade. Alma de paz espalhava-a à sua volta com grande naturalidade de vida. O queixume não encontrou expressão na sua boca e sabemos que a sua saúde, bem fragilizada nos últimos anos, lhe daria motivos de sobra para ele, se essa tivesse sido a sua opção. Mas não. Preferiu guardar o sofrimento e trocá-lo para o exterior pelo sorriso da serenidade e da paz.

Muito temos a agradecer à nossa Irmã Ilda Celeste pela sua dedicação e carinho com que se desempenhava na missão que a obediência religiosa lhe foi confiando. Dos anos vividos em Gondomar puderam testemunhar os nossos olhos e dos vividos em França que o digam os nossos ouvidos : a eles chegaram não poucos testemunhos de quem com ela viveu e dos quais registamos, nesta hora, apenas um : para prenecher o seu lugar no posto que ocupava, uma só pessoa não foi suficiente.

Cremos firmemente que, nesta hora, já a coroa da recompensa, pela corrida no estádio de vida, lhe foi atribuida e, junto de deus, temos mais uma presença fraterna e amiga a lembrar-nos e a todos os seus queridos familiares ao Pai que a recebeu com Amor e por todos nós espera.

Fica em Paz goza-a em plenitude, querida Irmã Ilda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Back to Notícias