Encontro das Irmãs com mais de 74 anos
Um dia bem passado em fraternidade e em Gondomar.
Quase quatro dezenas de Irmãs FMNS veteranas passaram o dia 26 de Abril de 2008 em Gondomar. As Irmãs Gravelina e Maria Benilde, fizeram o acolhimento uma vez que a Ir. Maria Ludovina Martins Ferraz se encontrava em Visita Canónica às comunidades das Irmãs FMNS em Viana e Porto Amboim em Angola.
Todas as Irmãs confraternizaram com grande alegria pois muitas já não se viam há muito tempo.
Seguiu-se uma visita guiada ao novo Noviciado. Às l0.45h foi a Santa Missa presidida pelo Sr. Pe. Pedro OFMCap. Foi uma Eucaristia que encheu plenamente a alma. Glória a Deus pelo serviço prestado à Igreja na Congregação das FMNS. A liturgia de Sábado votiva de Nossa Senhora foi dinamizada pela comunidade de Gondomar. A primeira leitura de Judite, foi encenada, com muita arte, pelas crianças do quarto ano de catequese daquele centro.
A Palavra de Deus é a nossa bússola. A mulher da primeira leitura era orante e obteve a força para as dificuldades a vencer e é a figura de Nossa Senhora, a Mulher forte. Aos simples e aos humildes é a quem o Senhor se revela. Precisamos de rezar para ter força. Bela homilia!
No ofertório solene, as crianças ofereceram a cada Irmã do grupo, uma linda: e grande rosa branca, símbolo da sua admiração pela vida longa, gasta a favor dos irmãos e pelo seu sim, da sua generosa entrega ao Senhor. Um pedaço de cada uma destas irmãs está em nós, no mundo, nos acontecimentos. No pós-Comunhão outras crianças do mesmo grupo, maravilharam-nos com uma homenagem prestada a Nossa Senhora.
Alimentada a alma, fomos alimentar o corpo. Num ambiente muito fraterno e alegre a Ir. Clarisse, Superiora da comunidade, ofereceu-nos um almoço reconfortante e variado, tendo como pano de fundo as mesas ornamentadas de festa e em cada lugar um símbolo simpático de bom acolhimento que alegrou e divertiu todo o grupo. Almoçou connosco toda a comunidade de Gondomar dando ocasião a alegre e aberto dialogo.
Dado o calor que se fazia sentir, alteramos o horário e seguimos para a sala de comunidade onde foi apresentado um PowerPoint com o tema: aprender a rejuvenescer. Aberto o diálogo as irmãs partilharam a sua impressão sobre o que viram e afirmaram ser útil esta aprendizagem para o nosso dia-a-dia, não nos deixando envelhecer na alma e no espírito. Precisamos de criar formas para vermos a beleza de cada idade.
Em quatro carros, seguimos em romagem para o cemitério de Gondomar, onde visitamos o jazigo das nossas queridas irmãs que nos precederam. Juntas rezamos por cada uma e colocamos um ramo de flores em cada um dos três jazigos, como símbolo do nosso reconhecimento, saudade e gratidão para com as irmãs aí sepultadas. Regressamos à Quinta da Azenha passando pelo monte Crasto.
Reunimo-nos de novo para a avaliação deste encontro onde todas se expressaram livremente:
• Gostaram muito
• Interesse pela sua continuação ,
• Estes encontros ajudam-nos pela vivência, pela alegria, pelo encontro, pela confraternização
• Foi uma ideia feliz
• Foi um dia bem preenchido, bem organizado, sem ser cansativo
• A riqueza da Eucaristia
• Diaporama muito bom que nos ajudou a reflectir
• A comunidade de Gondomar é sempre acolhedora
• Foi bom ter-se feito o ponto da situação do Processo de Canonização da Ir. Rita de Jesus
Sugestão: Adeus até para o ano em Santa Cristina do Couto- Santo Tirso
. Concluímos com o seguinte lema:
Coração + jovem – rígido
Terminamos o dia com um saboroso lanche e cada uma regressou à sua comunidade, feliz com Paz e alegria.
Testemunho da participante neste encontro de 26 de Abril de 2008:
Ir. Ana Maria de Jesus (FMNS)
Deixe um comentário