IRMÃ OLINDA DA CONCEIÇÃO LOPES PINHEIRO
11-2-1931 | 10-3-2018
Querida Irmã Olinda, a morte surpreende-nos sempre. Partiste para o Pai com a Idade de 87 anos.
A nossa querida Irmã nasceu em Sandim, Vila Nova de Gaia em 11 de Fevereiro de 1931 duma família numerosa e cristã.
Entrou na Congregação em 1955 e fez a formação à vida religiosa em Santa Cristina do Couto, onde se encontrava o Noviciado. Recebeu o nome de Emília de Santa Maria. O seu primeiro compromisso pela Profissão temporária foi em 1957 e depois pela Profissão Perpétua em 1960. Foi verdadeiramente uma vida de 63 anos doada ao Senhor e a todos os que precisavam dela, sobretudo os idosos, a quem tratava com muito carinho.
Viveu em várias comunidades: Aveiro, S. Dinis, Santa Cristina do Couto, Lar de Santo António de Fafe, Lar Doutor Borba e Santa Cruz de Braga. Em todas elas acumulou o cargo de superiora e encarregada geral. Passou um ano em Santa Clara de Louredo, Beja, e em 1986, no Lar da Vitória, em Lisboa, como superiora e encarregada geral. Foi a primeira superiora na fundação da Casa de Camarate donde regressou novamente a S. Dinis.
Querida Irmã Olinda, as Irmãs que te conheceram nas diversas comunidades para onde foste enviada, testemunham a tua disponibilidade, fé. Eras uma Irmã maternal, alegre, acolhedora, bondosa. Era agradável a tua companhia nas comunidades. Inspiravas confiança, paz serenidade. Tinhas um sorriso contagiante e alegravas as tuas Irmãs. Eras generosa, não deixando ninguém com fome, porque partilhavas com amor tudo o que precisavam de ti.
Foi em Agosto de 2016 que a tua saúde começou a declinar. Vieste para esta comunidade, já bastante debilitada. Aqui viveste, pouco tempo, mas consciente até ao fim. Estavas sempre em oração ao teu Senhor e gostavas que rezássemos contigo, e repetias com amor as orações. Sofreste sempre com um paciente silêncio. Obrigada pelo testemunho que nos deixas.
Minha querida Irmã. O Senhor que te chamou e amou e a quem doaste a vida totalmente, conhece, as tuas buscas para conhecer e fazer a Sua Vontade dia após dia. Agora na Sua Glória, não esqueças aqueles e aquelas que sempre amaste, a família e a nossa congregação. Agradecemos a tua presença e testemunho de vida nesta comunidade, e pedimos que ores por nós ao Teu Senhor, onde nos encontraremos um dia com Ele na Pátria Celeste.
Deixe um comentário