Giofrater

?
"ESTAR ONDE A NOSSA PRESENÇA POSSA SER UMA AJUDA."

Giofrater nasceu no dia 21 de Abril de 1996, na Quinta da Azenha em Gondomar.

Os jovens que o iniciaram tinham participado em encontros de reflexão organizados pelas Irmãs Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora.

A palavra GIOFRATER vem de:

Gio = Giovane, jovem em Italiano;

Frater = Irmão.

É um movimento de jovens e para jovens, que caminha lado a lado com as Irmãs, que têm uma representação no grupo através da Assistente Espiritual (atualmente a Irmã Ana Paula).

À semelhança das Irmãs, este Grupo promove os direitos da pessoa humana, a fraternidade humana na simplicidade, no respeito pela criação e na harmonia com a Mãe Natureza. Isto, sempre tendo como exemplo São Francisco de Assis e pautando a própria vida pelos critérios do Evangelho numa adesão vital à pessoa de Jesus Cristo.

O Movimento, atualmente com sede no Porto, está distribuído por todo o País, sendo constituído por vários grupos: Chamusca, Duas Igrejas, Muro, Peroselo, Ermesinde e Gondomar.
Temos também vários grupos em Angola orientados por um secretariado nesse país.  Estes grupos fora de Portugal são independentes, mas regem-se pelos mesmos estatutos que os grupos nacionais e são também as irmãs franciscanas que os orientam.

O Movimento possui um Secretariado, o qual planeia e promove atividades a nível nacional que envolvem todos os grupos do Movimento no país. Nos encontros nacionais, para além da sua forte vertente de formação cristã, partilham-se experiências e estreitam-se laços de amizade com outros jovens, sempre ao jeito de S. Francisco de Assis.

Ao nível local, cada grupo possuí uma equipa de dinamização, constituída por dois Animadores e um Secretário, os quais têm a responsabilidade de elaborar um Plano Anual de Atividades, enquadrado nos objetivos do Plano Nacional, no qual, para além das atividades nacionais, devem constar os planos do grupo de intervenção na comunidade e todas as atividades locais promovidas.

Qual é o nosso lema?

“Estar onde a nossa presença possa ser uma ajuda”

Onde saber mais sobre o Gio…