VIII JORNADAS FRANCISCANAS
No dia passado dia 3 de Setembro, o Grupo Desperta organizou mais um encontro anual dos funcionários das casas da Província Portuguesa das Irmãs Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora, foram as VIII Jornadas Franciscanas. Este ano, o evento decorreu no Colégio CBE, no Porto.
O tema escolhido para estas Jornadas foi o Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis, uma vez que se irá celebrar, no ano de 2025, os 800 anos da escrita desta tão bela Oração!
Da parte da manhã fomos acolhidos pelas palavras da Superiora Provincial, a Irmã Ludovina Ferraz. Após o acolhimento, celebrámos a Eucaristia, dando-nos conta do imenso Amor de Deus por nós, que em Jesus se torna Alimento de Salvação.
Após o almoço comunitário, deu-se início às conferências protagonizadas por quatro convidados:
O Frei Márcio, Sacerdote Franciscano que nos falou um pouco sobre o contexto da escrita do Cântico das Criaturas.
O Frei Jacó, Irmão da Congregação dos Franciscanos da Providência, falou-nos da relação entre o “ser Cristão” e a vida em Comunhão com o Meio Ambiente.
A Rita Sacramento Monteiro, que integra o Movimento da Economia de Francisco, começou por nos mostrar um momento artístico de um encontro dos membros deste movimento em Roma, após o qual, partilhou um pouco da sua história pessoal e de “alguns encontros” que foi tendo com São Francisco. Pôde também refletir conosco a forma com que podemos agir para uma Economia mais inclusiva, mais configurada com o Evangelho.
Por fim, pudemos escutar o Cântico das Criaturas na sua língua original, o Dialeto Úmbrio, na Voz do João Maria Carvalho, um jovem de “Espírito Franciscano” que já tinha cantado este Cântico na Praça de São Pedro, na presença do Papa Francisco.
Percebemos, pela Alegria presente, que as Jornadas foram um dia magnífico.
Foi um dia com São Francisco de Assis!
E com ele dizemos: Louvado sejas meu Senhor
Deixe um comentário