Franciscanas
  • Início
  • QUEM SOMOS
    • COMUNIDADES
    • ESPIRITUALIDADE
    • CARISMA
    • CONSELHO PROVINCIAL
    • FMNS EM PORTUGAL
    • FMNS NO MUNDO
    • HISTÓRIA
  • FORMAÇÃO FMNS
  • CARISMA PARTILHADO
    • INSTITUIÇÕES
    • MISSIONÁRIOS
    • APOIO SOCIAL FMNS
    • GIOFRATER
    • DESPERTA
    • SERVIÇOS CENTRAIS
  • IRMÃ Mª RITA DE JESUS
    • IRMÃ RITA DE JESUS
      • Irmã Maria Rita de Jesus
    • HISTÓRIA DA CAUSA
    • BOLETINS
    • GRAÇAS
  • BIBLIOTECA
Search
  • Início
  • QUEM SOMOS
    • COMUNIDADES
    • ESPIRITUALIDADE
    • CARISMA
    • CONSELHO PROVINCIAL
    • FMNS EM PORTUGAL
    • FMNS NO MUNDO
    • HISTÓRIA
  • FORMAÇÃO FMNS
  • CARISMA PARTILHADO
    • INSTITUIÇÕES
    • MISSIONÁRIOS
    • APOIO SOCIAL FMNS
    • GIOFRATER
    • DESPERTA
    • SERVIÇOS CENTRAIS
  • IRMÃ Mª RITA DE JESUS
    • IRMÃ RITA DE JESUS
      • Irmã Maria Rita de Jesus
    • HISTÓRIA DA CAUSA
    • BOLETINS
    • GRAÇAS
  • BIBLIOTECA
Ana Paula2022-03-13T22:45:28+00:00

Vi…senti…vivi e jamais esquecerei!
Uma experiência de vida…para a vida!

Em meados do mês Maio aterrei na pérola de África que é São Tomé e Príncipe, com uma força imensa de “pôr” mãos à obra…
Foram mais de 40 dias e com o passar do tempo, o sorriso inocente das crianças, contraria o olhar pesado e pejado de tristeza dos mais velhos, de quem passou e passa por muitas privações. Vi tanto de tão belo, mas também tanto do que era impossível é impensável viver na minha terra! Em São Tomé vive-se tudo de forma tão intensa…o bom é o menos bom!
Hoje em dia, reconheço e dou mais significado a palavras tão simples como humildade, orgulho, respeito, desprendimento, coragem, dar, receber….
Este tempo que passei em missão de voluntariado em Guadalupe, foi possível ( se bem que numa pequena escala), apoiar pessoas em dificuldade, contribuindo através de bens e serviços que foram além dos apoios oficiais que o estado santonense pode e devia proporcionar…
Receber e transmitir amor, carinho, sorrisos, foi fundamental para o meu equilíbrio, e nada melhor que vivê-lo nas mais diversas formas.
Obviamente que tive que anular, ou esquecer alguns confortáveis conceitos pessoais e impor a mim própria uma nova filosofia de vida onde ser útil aos outros, foi um caminho para a minha realização pessoal.
Não foi ambição, nem a procura de riqueza material ou notoriedade que me moveu abraçar este projeto, apenas a vontade de ajudar, a procura de riqueza emocional e a certeza de que dei, por menor que fosse, um contributo para a construção de um futuro diferente para as crianças de São Tomé, mais diretamente com as “nossas meninas” residentes na missão. Crianças e adolescentes deliciosas!
Partilhei o meu coração, com vários coraçõeszinhos, despertei o que de melhor tenho em mim e qui ça nos outros… Estive presente, dediquei e apendi.
Só privando com as crianças e com a sua cultura, é que me percebi, que a ideia romântica do voluntariado não existe, ou melhor: existe, mas só na ideia. A realidade é bem diferente na minha perspetiva e foi bem mais enriqueçedora!
Sinto o meu coração cheio, sinto que fui útil, mas sinto também que recebi muito mais, do que aquilo que poderei ter dado….
Um bem haja a quem comigo, longe ou perto me ajudou a superar os momentos menos bons, dando-lhes um doce significado!
Tudo isto só foi possível com o apoio da Associação de apoio social das irmãs Franciscanas missionárias de nossa senhora, na pessoa da Irmã Adelaide Lopes, bem como da calorosa receção das irmãs residentes na missão em Guadalupe, umas verdadeiras guerreiras: Irmã Teresa, Irmã Filomena e Irmã Felismina!
Aprendi muito com esta missão, com as pessoas que cruzaram o meu caminho, sobretudo com a força que as irmãs Franciscanas Missionárias têm… Vivem estas missões de forma tão intensa, é delicioso ver o trabalho que desenvolvem junto da comunidade.
A partir daqui a minha vida jamais será a mesma!

Ana Machado

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


Notícias relacionadas

Dia de S. Francisco de Assis

Celebramos hoje a memória de Francisco de Assis, homem apaixonado Deus e irmão universal. Partilhamos uma das orações atribuídas a ele... ler mais

Mensagem do Papa Francisco para o dia Mundial da Paz

MENSAGEM DO SANTO PADRE FRANCISCO PARA A CELEBRAÇÃO DO XLVIII DIA MUNDIAL DA PAZ 1º DE JANEIRO DE 2015 JÁ NÃO ESCRAVOS, MAS IRMÃOS No início... ler mais

Entrada no Aspirantado

No dia em que celebramos a festa dos estigmas de S. Francisco a Filomena iniciou em Gondomar o Aspirantado. Se... ler mais

VIII DOMINGO DO TEMPO COMUM

‘Cada árvore conhece-se pelo seu fruto’ Lc 6, 44 Neste VIII Domingo do Tempo Comum a liturgia traz vários desafios,... ler mais

Feliz ano novo

Um ano novo começa e avaliamos o que termina, formulamos desejos para o futuro e somos desafiados a viver o... ler mais

Chegada à Assembleia Regional

Hoje, chegaram todas as 66 Irmãs para iniciarmos a nossa Assembleia Regional, temos connosco a Ministra Geral - Irmã Maria... ler mais

XVIII DOMINGO DO TEMPO COMUM

Neste XVIII domingo do tempo comum, através da liturgia da Palavra, Deus convida-nos a uma liberdade imensa que só N'ele... ler mais

XVI Domingo do Tempo Comum

‘Senhor sois um Deus bondoso e compassivo’A liturgia deste XVI do tempo comum mostra-nos que Deus é misericórdia e amor!... ler mais

Sexta Feira Santa

Jesus dá a Sua vida por mim, por cada um de nós, para nos salvar! E eu como amo?!... ler mais

Festa da Congregação

No dia 30 de Maio de 1854 ocorreu a nomeação da Superiora Geral e das suas duas assistentes, por Monsenhor Parisis, Bispo... ler mais

Artigos recentes

  • Rejoice 2026 27 de Julho de 2026
  • Jubileu de 75 anos de vida consagrada 27 de Julho de 2026
  • Irmã Isabel Soares Moreira (Elisa de Jesus) 19 de Julho de 2026
  • Profissão Perpétua de Auria Ramos 19 de Julho de 2026
  • Profissão Temporária 19 de Julho de 2026

Categorias

  • Advento (11)
  • Boletins (56)
  • Capítulo geral (17)
  • Comunidade de Formação (5)
  • Comunidade Gondomar (2)
  • Comunidades (2)
  • Curiosidades (5)
  • Desperta (5)
  • Formação (14)
  • GIOFRATER (31)
  • Graças (14)
  • III Assembleia Regional (4)
  • Ir. Maria Rita de Jesus (2)
  • Jubileu 2025 (1)
  • Maria (4)
  • Memórias (69)
  • Natal (9)
  • Notícias (506)
  • Páscoa (23)
  • Pastoral Juvenil e Vocacional (50)
  • Quaresma (19)
  • Tempo Comum (25)
  • Uncategorized (5)
?

ppfmns@gmail.com

968367827

CASA PROVINCIAL
Rua Dr. Carlos Ramos, 50
4200 – 155 Porto
Links úteis
Vaticano
Conferência Episcopal
Passo a rezar
Click to pray
Agência Ecclesia
Voz Portucalense
FMND

CIRP

FMNS © 2022. All Rights Reserved.