Voltas a Notícias

Irmã Maria Virgínia Ferreira Gonçalves

A Irmã Maria Virgínia Ferreira Gonçalves, na Congregação, teve o nome de Irmã Margarida do Sagrado Coração de Maria, nasceu em Monte Córdova, Santo Tirso, a 26.4.1940. Entrou na Congregação em 1961, tendo feito a sua profissão temporária em 1964 em Santa Cristina do Couto – Santo Tirso e a Profissão Perpétua em 1970 em Gondomar.

Viveu em diversas comunidades, assumiu o trabalho de enfermagem nos hospitais de Setúbal, Aveiro, Santa Maria – Porto, Lapa e Estarreja. Em 1977, foi para Montargil, como Superiora da comunidade e orientadora das obras no Lar de São José, acumulando com a sua profissão de enfermeira. Em 1990, partiu para São Tomé e Príncipe, sendo uma das fundadoras da comunidade aí estabelecida. Exerceu enfermagem no Hospital Dr. Agostinho Neto e era assistente espiritual dos presos da cadeia do Morro de Peixe.

Em 1994, regressou a Montargil com a missão de Superiora da comunidade, e em 1996 passou para Gondomar, sendo aí também Superiora da comunidade. Em 2002, foi enviada a Portel e em 2006 ao Hospital de Santa Maria, colaborando em alguns serviços da Escola de Enfermagem de Santa maria. Regressou a Portel em 2010, um ano depois foi nomeada Superiora da comunidade de Gondomar e em 2013 seguiu para a comunidade do Centro Bem-Estar Infantil e Juvenil do Sagrado Coração de Jesus, Porto. Após uma fugaz passagem pela comunidade de Airó, regressou à comunidade do Centro Bem-Estar Infantil e Juvenil do Sagrado Coração de Jesus. Estes últimos anos da sua vida esteve na comunidade de Gondomar, prestando os seus serviços de uma forma disponível e generosa dentro das suas limitações de saúde. Os que se encontravam com ela sempre recebiam um sorriso e uma palavra amiga.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Voltas a Notícias