Back to Notícias

ACAMPAMENTO GIOFRATER

Na passada semana, de 4 a 11 de agosto, os jovens do movimento Giofrater, conduzidos espiritualmente pelas Irmãs Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora, viveram uma semana intensa e tão esperada por todos em Barcelos, onde foram recebidos amavelmente na Quinta da Encosta em Airó.
Esta atividade mobilizou 32 jovens, dos grupos de Duas Igrejas, Ermesinde, Gondomar, Moure, Muro, Ovar, Peroselo e Setúbal.
Nesta semana foram todos convidados a mergulhar no tema “Embarco em Ti”. Assim, desta forma tão original, a que já estão habituados, foram ao encontro do tema do Jubileu 2025, fazendo caminho junto da Igreja na procura de ser “peregrinos de esperança” e aprofundando o encontro com Deus (individual e coletivo) ao
jeito franciscano. Foram propostos a embarcar em Deus de modo a crescer na fé, na esperança, na alegria, na disponibilidade e na comunhão fraterna.
Durante esta semana foram recebidos convidados como a artista Juliana Costa (@ariscarporele) que veio mostrar como através da arte podemos passar a Palavra.
A psicóloga Teresa veio abrir-nos o olhar sobre nós próprios, pois, aceitando as nossas fragilidades e forças, somos capazes de humildemente caminhar ao lado de Deus.
Os seminaristas do Seminário Maior de Braga, Rúben e Carlos, deram-nos a conhecer um pouco mais a Palavra pela qual nos guiamos, de forma a sermos mais conscientes naquilo que testemunhamos.
E o Serhii, um jovem ucraniano, partilhou um pouco da sua vida em situação de guerra, como também um exemplo de vocação, enquanto dehoniano, durante uma situação difícil.
Para além destes convidados, os jovens foram, juntamente com o ilusionista Vasco Esperança, trazer algum ânimo e companhia ao lar Casa do Cruzeiro de Airó, tendo sido uma manhã bem passada junto de várias utentes que partilharam connosco as suas histórias de vida.
Para acabar a semana em grande, convidaram os familiares, amigos e toda a comunidade para a eucaristia e o tradicional Festival onde apresentaram as músicas criadas com o tema deste acampamento.

Foi, sem dúvida, uma semana cheia de aprendizagem… mas os jovens não param por aqui! Levam consigo e para as suas comunidades tudo o que aqui viveram para continuar esta caminhada até ao Jubileu 2025.
Não basta ter começado é preciso continuar!

Isabel do Vale
Presidente do movimento juvenil Giofrater

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to Notícias