Back to Notícias

Profissão Temporária da Carla, Tânia e Josefa

No dia 27 de Setembro às 11h na Quinta da Azenha – Gondomar fizeram a sua Profissão Religiosa as Irmãs: Carla Justina dos Santos Nunes natural de Duas Igrejas – Penafiel, Diocese do Porto; Tânia Teodoro dos Santos e Tchilombo Josefa Candona, ambas naturais de Angola. Presidiu à Celebração Eucarística o Fr. Guedes da Silva OFMcap.

Estas três jovens sentiram-se chamadas por Deus entre os batizados ao coração da Igreja para seguir Jesus numa “forma de vida” segundo S. Francisco. A nossa resposta a Deus exprime-se em cada instante, vivendo em Obediência, sem nada de próprio e em Castidade.

Assim, sentindo-se chamadas por Deus, encantadas por tudo o que animava S. Francisco e no desejo de viver em Comunidade Fraterna, na disponibilidade ao Espírito Santo, como a Virgem Maria, a Tânia, a Josefa e a Carla, quiseram, neste dia fazer a sua Consagração ao Senhor, na Congregação das Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora, para o serviço dos irmãos na Igreja.

No momento mais importante deste acontecimento – a Consagração Religiosa, estas 3 jovens irmãs, perante o celebrante, que implorou as Bênçãos e Graças de Deus, da Superiora Provincial que as acolhe em nome da Igreja e de duas testemunhas, em nome da Congregação, manifestaram publicamente que aceitam ser pertença exclusiva de Deus, comprometendo-se por três anos, a seguir a Cristo pelos Votos de Obediência, Pobreza e Castidade.

Depois o celebrante impôs o véu às neo-professas, como sinal de Consagração. Em seguida, entregou-lhes as Constituições, conjunto de normas que regem a Congregação, e que doravante querem observar. Entregou-lhes ainda o distintivo da Congregação: fio com medalha – que as identifica como sua pertença.

Na apresentação dos dons no Ofertório não podia faltar a dança Angolana!

No final da celebração e sobre o altar, as Irmãs neo-professas assinam o livro de registo deste acontecimento bem como o presidente, a Superiora provincial e as duas testemunhas.

Seguiu-se o almoço fraterno com a presença de muitas irmãs vindas das diversas comunidades, dos familiares e amigos. Contou ainda com a presença da presidente do Frater, jovens do Giofrater e de algumas meninas simpatizantes das FMNS.

A Ir. Carla este ano é enviada para a comunidade na Alemanha, a Ir. Josefa à comunidade em S. Tomé e Príncipe e a Ir. Tânia à comunidade de D. Maria – Sintra. 
Louvado sejas meu Senhor, com todas as Tuas criaturas, especialmente pela Ir. Carla, Ir. Tânia e Ir. Josefa que destes à nossa família de FMNS!

Louvai e bendizei o Nosso Senhor, dai-Lhe graças e servi-O com grande humildade. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Back to Notícias