IRMÃ BERTINA DA PURIFICAÇÃO
A Irmã Bertina da Purificação (Isabel da Imaculada) nasceu em Torre de Vale de Todos, Ansião, Portugal, a 27 de abril de 1932.
Entrou no Noviciado de Santa Cristina do Couto em 27 de abril de 1953, tomou o hábito a 19 de novembro de 1955 e emitiu os votos perpétuos a 19 de novembro de 1958.
Trabalhou nos hospitais da Lapa e Santa Maria no Porto e, de 1960 em diante, no Hospital de Arouca, tendo sido Superiora da Comunidade. Foi também Superiora na Fundação em Alcochete. Em 1961, foi nomeada mestra de noviças, que manteve até 1973.
No Capítulo Regional de 1974 foi eleita Conselheira Regional. Em 1976, foi para a Comunidade de Albergaria-a-Velha onde vivia a missão de superiora da comunidade. No Capítulo Provincial de 1979, foi eleita Superiora Provincial, assumindo, também, a responsabilidade de mestra do Juniorado. Após ter cessado tais funções, entre 1985-1991, passou para o Hospital de Santa Maria – Porto, onde era Superiora da comunidade e diretora do Hospital.
De 1991 a 1994 serviu na Comunidade de Ulme – Chamusca, dedicando-se à pastoral, aulas de religião e moral e ao cartório paroquial. Em seguida, entre 1994 e 2003, esteve na fraternidade de Vouzela-Hospital como superiora da Comunidade.
De 2003 a 2007 serviu em Santa Cristina, no Colégio de Lourdes, onde exerceu várias atividades. De 2007 a 2010 foi transferida para o Hospital da Ordem da Lapa onde desempenhou as funções de superiora da comunidade. Terminado este mandato, foi transferida para a Comunidade de Gondomar.
Dotada de uma expressão doce e serena, vontade determinada e grande capacidade de realização, a Irmã Bertina da Purificação, durante o seu mandato como Superiora Provincial, procurou criar as condições para que as suas Irmãs aprofundassem a sua formação espiritual, técnica e profissional.
A Irmã Bertina partiu dia 17 de junho de 2025 para a casa do Pai.
Comments (3)
Paz à sua alma. Que o Senhor a acolha na sua infinita bondade e misericórdia dando-lhe a recompensa de todos os seus trabalhos e sofrimentos.
Em comunhão de sentimentos e oração com a sua família Religiosa e de família de sangue.
Irmã Rosaria Cardoso Martins SNSF
Que Deus a receba no seu Reino.
Sentidos pêsames á comunidade Franciscana de Callé.
Que Deus,na sua Infinita Misericórdia a reçeba no seu reio,e á Grande Família Franciscana,de conforto nesta hora de dor,e que o testemunho e vida da Irmá Vertina,continue a dar frutos com abundância.Paz.