Back to Notícias

IRMÃ MARIA DE JESUS

1-11-1923 | 10-11-2018

A nossa querida Irmã Maria de Jesus, Maria Libânia na vida religiosa, partiu ao encontro do Senhor, que a chamou, ela que viveu a sua consagração nas Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora durante 80 anos na fidelidade e generosidade.

Nasceu em Freixianda, Ourém, duma família profundamente cristã. Entrou na Congregação em 29 de Setembro de 1938, em Santa Cristina do Couto. Depois do Noviciado, fez o seu primeiro estágio no Hospital de Santa Maria. Logo após a Profissão Temporária, partiu para Moçambique, sendo colocada no Missão de Magude. Quando abriu o Colégio de Nossa Senhora da Conceição, em Vila Pery, Beira, foi transferida para lá e aí permaneceu de 1945 a 1976 responsabilizando-se pela cozinha. Nessa comunidade fez a sua consagração perpétua. Ensinou muitos moçambicanos a sua arte de bem cozinhar.

Com a nacionalização do Colégio, regressou a Portugal. Após algum tempo em Santa Cristina, donde fez o curso de catequese, no Porto, foi enviada para abrir a comunidade do Paço, nos Açores. Cuidava do Senhor Bispo e dos sacerdotes, com grande alegria, servindo sempre boas refeições. Quando São João Paulo II foi aos Açores, teve a felicidade de o servir com os seus bons petiscos, pois era uma excelente cozinheira. Viveu aí 18 anos, depois veio para o Porto, para o Colégio do Sagrado Coração de Jesus.

A sua saúde ficou muito fragilizada e em 2007 integrou a comunidade de Gondomar. Era prestável, gostava muito de dar prazer às irmãs com os seus petiscos que muito apreciavam. Ajudava na cozinha e noutros serviços de casa, até a sua saúde lhe permitir. Acolhia a todos com carinho e simpatia.

Era assídua à Oração. Já muito mal, continuava a rezar com as Irmãs.

O seu maior sofrimento era a insuficiência respiratória.  Esteve internada várias vezes e vinha sempre mais aliviada. Da última vez, há dois dias, foi internada. Disse às Irmãs: eu vou, mas não sei se volto: rezem por mim. Ela pressentia a Irmã Morte. Deixou-nos no dia 10 de Novembro, pelas 23 horas, com a longa vida de 95 anos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Back to Notícias