Voltas a Notícias

IRMÃ MARIA DAS DORES MENESES (MARIA ELVIRA)

12-6-1927 | 18-5-2021

  Irmã Maria das Dores Meneses, seu nome de Baptismo, acaba de nos deixar aos 93 anos de idade e 75 de vida religiosa.

Nasceu em Cabanelas, Vila Verde, a 12 de Junho de 1927. Entrou na Congregação em 1946 em Santa Cristina do Couto, onde fez a sua formação à vida Religiosa Franciscana. Na tomada de hábito recebeu o nome de Maria Elvira. Fez a profissão Temporária  em 1949 e consagrou-se definitivamente ao Senhor, pela Profissão Perpétua em 1953. Terminado o tempo de formação, trabalhou em várias comunidades.

Em 1955 seguiu para Moçambique, tendo sido colocada em Lourenço Marques (Maputo) e mais tarde na Chupanga. Deixou a sua missão e regressou a Portugal em 1960. Foi colocada em Gondomar fazendo parte da primeira comunidade. Passou pelo Lar de Fafe e em 1963 regressou novamente a Gondomar, exercendo o cargo de recepcionista. Devido à idade, dedicou-se a vários serviços. Era uma boa costureira e confeccionou trabalhos em malha. Era uma Irmã habilidosa, segundo o testemunho das Irmãs que com ela conviveram mais anos.

O seu estado de saúde foi-se tornando cada vez mais débil. Quando algumas Irmã lhe perguntavam se precisava de ajuda, respondia que: É preciso sofrer por Amor de Deus. Era uma Irmã sofredora. Não se lamentada nem se queixava. No dia 16 de Maio, o seu problema cardio-respiratório tornou-se mais agudo e teve de ir ao Hospital para receber auxílio, onde ficou até ao dia 18, dia, em que o Senhor a chamou para Si. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Voltas a Notícias