Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora

Formação FMNS Colaboradores Canonização da Irmã Maria Rita Memórias e Testemunhos Pastoral Juvenil e Vocacional

XII Capítulo Provincial

No primeiro dia do XII Capítulo Provincial as Irmãs rezaram em comum a oração de Laudes às 7:30h. Às 9 horas a Superiora Geral das FMNS fez a abertura oficial do Capítulo. Saudou as capitulares dizendo que este acontecimento se situa em pleno ‘Ano da Fé’, num após Sínodo sobre a ‘Nova Evangelização’, após o nosso Capítulo Geral no passado Julho/Agosto, num mundo em plena mudança e com o novo PAPA FRANCISCO, recém-eleito, à frente da nossa Mãe a santa Igreja. Disse que estes acontecimentos envolvem de uma atmosfera interpelante este nosso Capítulo. Fez apelo a que todas abram o coração de par em par para escutar, interiorizar, vivenciar, celebrar, comprometer-se e anunciar. Afirmou que o tema do Capítulo: «Refundar a nossa vida na radicalidade evangélica» vem a propósito da nossa Regra de vida e citou S. Francisco de Assis: «A forma de vida dos Irmãos e Irmãs da Terceira Ordem Regular de S. Francisco é esta: observar o Santo Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo, vivendo em obediência, pobreza e castidade.» Impõe-se portanto, reavivar o compromisso livremente assumido no dia da Profissão: Seguir Jesus Cristo.

Afirmou que um Capítulo é um tempo favorável para as Irmãs fazerem uma experiência forte da presença de Deus e experiência de fraternidade sob a moção do Espírito dependendo a sua eficácia de cada uma das presentes. Conclui dizendo que as Irmãs estavam chamadas também a eleger um novo governo que leve por diante um ‘projeto de missão e vida’ de acordo com ‘as forças vivas’ da província.

Às 10 horas as Irmãs votaram o Regulamento. Ficou então, ainda de manhã, constituído o Capítulo com os seus órgãos e normas de funcionamento. Às 11:30h foi a Eucaristia ao Espírito Santo, presidida pelo Fr. Martins, ofmCap. Os trabalhos foram retomados pelas 14:30h com a apresentação do relatório da Superiora Provincial por ela mesma e seu Conselho. Após um tempo de trabalho de pequenos grupos, passou-se ao plenário. Às 17:30h foi a apresentação do relatório financeiro pela ecónoma provincial. Houve um tempo para questões. Às 18:45h as Irmãs Capitulares rezaram a oração de Vésperas. Seguiu-se o jantar. Após este, houve tempo livre para troca de impressões e às 21 horas as Irmãs concluíram os trabalhos programados com a oração de Completas.

 

 

Ver outras notícias < Anterior Seguinte >
Centro Social de Nossa Senhora das Graças Hospital de Santa Maria do Porto Escola Superior de Saúde de Santa Maria Colegio Luso-Francês Externato Santa Margarida Centro de Bem Estar Infantil e Juvenil do Coracao de Jesus Casa do Cruzeiro Colégio de Lourdes