Back to Notícias

IRMÃ ANA MARIA DE JESUS

26-10-1923 | 24-12-2016

A Irmã Maria Alice Lima, de Baptismo, tomou o nome de Irmã Ana Maria de Jesus,

como era costume mudar o nome em religião.

A Irmã Ana Maria de Jesus, nasceu em Palmeira, Braga, a 26 de Outubro de 1923.

Entrou na Congregação das Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora a 23 de Agosto de 1941 em Santa Cristina do Couto onde fez o Noviciado. Fez os primeiros votos – Profissão Temporária – em 16 de Fevereiro de 1944 e os votos Perpétuos em 27 de Junho de 1947.

Foi enviada para o Colégio Luso-Francês, em 1943, como professora primária. Em 1950, frequentou a Universidade de Coimbra, onde se licenciou em Histórico-Filosóficas.

Continuou a leccionar no Colégio Luso-Francês, colaborou na Escola de Enfermagem e foi a primeira directora pedagógica no Externato de Santa Margarida, Gondomar. Fez parte da direcção do Colégio de 1959 a 1983.

Nunca deixando de leccionar, ocupava-se também da formação integral dos alunos confiados a este estabelecimento de ensino, tarefas que executou até lhe faltarem as forças. Reformou-se e viveu ainda muito tempo na comunidade do Colégio Luso-Francês onde era muito querida e procurada pelas ex-alunas.

Quando se encontrava muito debilitada foi transferida para a Comunidade de Gondomar onde teve toda a assistência para a sua doença, até que o Senhor de toda a vida a chamou, no dia 24 de Dezembro de 2016, pelas 10 horas da manhã, com a idade de 93 anos.

A nossa querida Irmã Ana Maria de Jesus deixa muitas saudades pela sua delicadeza e esmerada educação. Mesmo na doença era muito pacífica, sofredora e agradecida por tudo o que lhe era dado ou feito. Tratava-nos por “minha querida Irmã” e gostava muito da nossa presença junto dela. “Fique aqui, não vá já”. Sorria, era simpática, tinha bom humor, era uma alma cheia de fé e confiança no Seu Senhor.

O seu Testemunho de religiosa fiel, perseverante, serena, marcou esta comunidade. A nossa querida Irmã Ana Maria de Jesus ficará para sempre nos nossos corações numa saudade saudável, porque o Senhor que ela amou e a Quem se entregou a chamou para estar com Ele na Sua Glória.

Ora por nós ao Teu Senhor.

24 de Dezembro de 2016 no Natal do Senhor

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Back to Notícias