Franciscanas
  • Início
  • QUEM SOMOS
    • COMUNIDADES
    • ESPIRITUALIDADE
    • CARISMA
    • CONSELHO PROVINCIAL
    • FMNS EM PORTUGAL
    • FMNS NO MUNDO
    • HISTÓRIA
  • FORMAÇÃO FMNS
  • CARISMA PARTILHADO
    • INSTITUIÇÕES
    • MISSIONÁRIOS
    • APOIO SOCIAL FMNS
    • GIOFRATER
    • DESPERTA
    • SERVIÇOS CENTRAIS
  • IRMÃ Mª RITA DE JESUS
    • IRMÃ RITA DE JESUS
      • Irmã Maria Rita de Jesus
    • HISTÓRIA DA CAUSA
    • BOLETINS
    • GRAÇAS
  • BIBLIOTECA
Search
  • Início
  • QUEM SOMOS
    • COMUNIDADES
    • ESPIRITUALIDADE
    • CARISMA
    • CONSELHO PROVINCIAL
    • FMNS EM PORTUGAL
    • FMNS NO MUNDO
    • HISTÓRIA
  • FORMAÇÃO FMNS
  • CARISMA PARTILHADO
    • INSTITUIÇÕES
    • MISSIONÁRIOS
    • APOIO SOCIAL FMNS
    • GIOFRATER
    • DESPERTA
    • SERVIÇOS CENTRAIS
  • IRMÃ Mª RITA DE JESUS
    • IRMÃ RITA DE JESUS
      • Irmã Maria Rita de Jesus
    • HISTÓRIA DA CAUSA
    • BOLETINS
    • GRAÇAS
  • BIBLIOTECA
Filomena Rocha2022-02-02T14:31:09+00:00

31-5-1935 | 19-5-2015

A Irmã Maria Natividade Lima nasceu a 31 de Maio de 1935 na Freguesia de Teixeiró, Concelho de Baião, Distrito do Porto.
Entrou na Congregação das Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora a 13 de Fevereiro de 1950, em Santa Cristina do Couto onde fez o Noviciado. Fez os primeiros votos – Profissão Temporária – em 19 de Novembro de 1952. Partiu para a Moçambique e aí fez a Profissão Perpétua, em Vila Pery, a 25 de Agosto de 1956.
Em Moçambique foi professora de desenho durante vários anos. Em 1968 foi nomeada Mestra de Noviças do Noviciado aí erigido para as candidatas à vida religiosa que surgissem nesse país, tendo sido a primeira religiosa das Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora a exercer este cargo nesse país.
Em 1975 regressou a Portugal e no Capítulo Geral de 1976 foi eleita Conselheira Geral cargo que exerceu durante doze anos.
Em 1988 foi colocada, pelas suas superioras, na comunidade da Alemanha onde tinha a seu cargo a dinamização da liturgia nos diversos centros da Comunidade Portuguesa em Remscheid e em seguida em Colónia para onde a sede da Missão foi transferida. Na Alemanha permanece até 1999 em atividade Pastoral. De 1996 a 1999 assume a Responsabilidade de Superiora da Comunidade.
Em 1999 foi nomeada, pela Superiora Geral Irmã Brigitte des Haulles, Superiora local da comunidade da Casa Geral em Paris, cargo que exerceu até 2005, altura em que regressa a Portugal e, por um ano, permanece na Casa do Noviciado onde integra a Comunidade.
Em 2006 é-lhe pedido o serviço de Responsável da Comunidade de Airó (Barcelos), cargo que exerceu até a saúde lho permitir, em 2009.
Transferida para a Comunidade da Chamusca, aí permanece por um ano. Em 1 de Setembro de 2011 é transferida para a Comunidade de Camarate, onde se dedicava a algumas atividades no interior da fraternidade e sobretudo dedicava-se com grande talento às artes especialmente à pintura a óleo.
Em princípios de Maio, partiu para o Brasil em gozo de férias junto de familiares aí residentes. O Senhor reservava-lhe aí, na cidade do Rio de Janeiro, o Seu encontro definitivo. A nossa Irmã Maria Natividade Lima partiu para junto do Pai, no dia 19 de Maio de 2015.
 
Chegadas ao final desta resenha biográfica poucas palavras bastarão para dizer toda a vida da nossa querida Irmã Maria Natividade Lima: entregou-se ao Senhor para o serviço do Reino e dos seus irmãos sem olhar a quem nem ao que fazer. SERVIR era o seu lema. Onde a sua presença pudesse ser uma ajuda aí estava e permanecia até que as forças lho permitissem e as suas Superioras o julgassem por bem. De temperamento afável, a sua presença irradiava alegria serena em atitude humilde e dedicação total.
Perdemos a visibilidade de uma irmã que, pelo seu exemplo, era estímulo para entrega total da vida a exemplo do Mestre que todas pretendemos seguir. Que a nossa Irmã Maria Natividade continue a encorajar-nos para seguirmos servindo, motivadas pelo seu bom exemplo que permanece gravado na nossa mente e no nosso coração.
Querida Irmã Maria Natividade, obrigada pelo que foi ao longo de toda a vida.
O seu testemunho de vida, querida Irmã, não vai apagar-se facilmente da nossa memória. Goze da felicidade que o Deus Vivo lhe preparou e não se esqueça dos seus queridos familiares que muito a amavam e por quem era amada e esperam a sua intercessão junto de Deus. Para nós, que continuamos o nosso peregrinar sobre a Terra, pedimos a graça da fidelidade ao dom de nós mesmas ao Senhor muito particularmente pela Consagração Religiosa.
Com gratidão fraterna lhe dizemos: ATÉ UM DIA, EM DEUS!

As Irmãs da Comunidade de Camarate

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


Notícias relacionadas

IRMÃ MARIA BENILDE SOUSA RANGEL

6-10-1941 | 19-2-2018 Irmã Maria Benilde, faleceu em Gondomar a 19 de Fevereiro de 2018 A Irmã Maria Benilde Vieira de Sousa... ler mais

Irmã Maria da Glória Dias Barroso (Águeda da Purificação)

Nasceu em Salto, Montalegre, a 22.10.1936. Entrou na Congregação das FMNS em 1958 e fez a sua profissão temporária em... ler mais

IRMÃ ILDA CELESTE PINTO

3-3-1925 | 27-5-2013 A Irmã Ilda Celeste Pinto, em religião Amélia de Santa Maria nasceu  em Frende, Freguesia e Concelho de... ler mais

Irmã Maria Rosa Monteiro (Maria Carminda)

À MEMÓRIA DA NOSSA IRMÃ MARIA ROSA MONTEIRO Quem pode perscrutar os desígnios de Deus? Eles são impenetráveis!A morte da nossa... ler mais

IRMÃ LUCINDA DE JESUS TEIXEIRA DA COSTA

5-3-1944 | 24-12-2016 A Irmã Lucinda  nasceu em S. Gens - Fafe, fez o Noviciado em Santa Cristina do Couto e... ler mais

IRMÃ MARIA DA PENHA

5-10-1918 | 27-11-2013 A nossa muito querida Irmã Maria da Penha  deixou-nos no dia 27 de novembro de 2013, foi para a... ler mais

IRMÃ ROSEVANIA DA CONCEIÇÃO

20-12-1968 | 6-6-2019 A irmã Rosevania nasceu no dia 20 de dezembro de 1968 na cidade de Capela no Estado de... ler mais

IRMÃ INÊS DA APRESENTAÇÃO (DELMINA GLÓRIA BARRADAS)

8-3-1938 | 27-1-2019 A Irmã Inês nasceu em Nogueira da Montanha, Chaves a 8 de março de 1938, entrou no Noviciado... ler mais

Rosa da Silva Oliveira

A Irmã Rosa nasceu em Eixo, Aveiro, a 12.5.1952. Entrou na Congregação das FMNS a 20.5.1970 e fez a Profissão... ler mais

IRMÃ ALMECINDA DE OLIVEIRA LIMA (TERESA LÚCIA DE JESUS)

22-1-1926 | 16-4-2020 A Irmã Almecinda de Oliveira Lima, tinha como nome na Congregação Teresa Lúcia de Jesus. Nasceu em Freitas, Fafe,... ler mais

Artigos recentes

  • 30 ANOS DO GIOFRATER 9 de Maio de 2026
  • Irmã Gravelina da Silva Alves (Ir. Augusta Maria) 8 de Fevereiro de 2026
  • Irmã Maria Virgínia Ferreira Gonçalves 19 de Novembro de 2025
  • IRMÃ LAURINDA REI 21 de Setembro de 2025
  • XXII DOMINGO DO TEMPO COMUM 31 de Agosto de 2025

Categorias

  • Advento (11)
  • Boletins (56)
  • Capítulo geral (17)
  • Comunidade de Formação (5)
  • Comunidade Gondomar (2)
  • Comunidades (2)
  • Curiosidades (5)
  • Desperta (5)
  • Formação (13)
  • GIOFRATER (30)
  • Graças (14)
  • III Assembleia Regional (4)
  • Ir. Maria Rita de Jesus (2)
  • Jubileu 2025 (1)
  • Maria (4)
  • Memórias (67)
  • Natal (9)
  • Notícias (500)
  • Páscoa (23)
  • Pastoral Juvenil e Vocacional (50)
  • Quaresma (19)
  • Tempo Comum (25)
  • Uncategorized (2)
?

ppfmns@gmail.com

968367827

CASA PROVINCIAL
Rua Dr. Carlos Ramos, 50
4200 – 155 Porto
Links úteis
Vaticano
Conferência Episcopal
Passo a rezar
Click to pray
Agência Ecclesia
Voz Portucalense
FMND

CIRP

FMNS © 2022. All Rights Reserved.