Voltas a Notícias

IRMÃ MARIA NATIVIDADE LIMA

31-5-1935 | 19-5-2015

A Irmã Maria Natividade Lima nasceu a 31 de Maio de 1935 na Freguesia de Teixeiró, Concelho de Baião, Distrito do Porto.
Entrou na Congregação das Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora a 13 de Fevereiro de 1950, em Santa Cristina do Couto onde fez o Noviciado. Fez os primeiros votos – Profissão Temporária – em 19 de Novembro de 1952. Partiu para a Moçambique e aí fez a Profissão Perpétua, em Vila Pery, a 25 de Agosto de 1956.
Em Moçambique foi professora de desenho durante vários anos. Em 1968 foi nomeada Mestra de Noviças do Noviciado aí erigido para as candidatas à vida religiosa que surgissem nesse país, tendo sido a primeira religiosa das Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora a exercer este cargo nesse país.
Em 1975 regressou a Portugal e no Capítulo Geral de 1976 foi eleita Conselheira Geral cargo que exerceu durante doze anos.
Em 1988 foi colocada, pelas suas superioras, na comunidade da Alemanha onde tinha a seu cargo a dinamização da liturgia nos diversos centros da Comunidade Portuguesa em Remscheid e em seguida em Colónia para onde a sede da Missão foi transferida. Na Alemanha permanece até 1999 em atividade Pastoral. De 1996 a 1999 assume a Responsabilidade de Superiora da Comunidade.
Em 1999 foi nomeada, pela Superiora Geral Irmã Brigitte des Haulles, Superiora local da comunidade da Casa Geral em Paris, cargo que exerceu até 2005, altura em que regressa a Portugal e, por um ano, permanece na Casa do Noviciado onde integra a Comunidade.
Em 2006 é-lhe pedido o serviço de Responsável da Comunidade de Airó (Barcelos), cargo que exerceu até a saúde lho permitir, em 2009.
Transferida para a Comunidade da Chamusca, aí permanece por um ano. Em 1 de Setembro de 2011 é transferida para a Comunidade de Camarate, onde se dedicava a algumas atividades no interior da fraternidade e sobretudo dedicava-se com grande talento às artes especialmente à pintura a óleo.
Em princípios de Maio, partiu para o Brasil em gozo de férias junto de familiares aí residentes. O Senhor reservava-lhe aí, na cidade do Rio de Janeiro, o Seu encontro definitivo. A nossa Irmã Maria Natividade Lima partiu para junto do Pai, no dia 19 de Maio de 2015.
 
Chegadas ao final desta resenha biográfica poucas palavras bastarão para dizer toda a vida da nossa querida Irmã Maria Natividade Lima: entregou-se ao Senhor para o serviço do Reino e dos seus irmãos sem olhar a quem nem ao que fazer. SERVIR era o seu lema. Onde a sua presença pudesse ser uma ajuda aí estava e permanecia até que as forças lho permitissem e as suas Superioras o julgassem por bem. De temperamento afável, a sua presença irradiava alegria serena em atitude humilde e dedicação total.
Perdemos a visibilidade de uma irmã que, pelo seu exemplo, era estímulo para entrega total da vida a exemplo do Mestre que todas pretendemos seguir. Que a nossa Irmã Maria Natividade continue a encorajar-nos para seguirmos servindo, motivadas pelo seu bom exemplo que permanece gravado na nossa mente e no nosso coração.
Querida Irmã Maria Natividade, obrigada pelo que foi ao longo de toda a vida.
O seu testemunho de vida, querida Irmã, não vai apagar-se facilmente da nossa memória. Goze da felicidade que o Deus Vivo lhe preparou e não se esqueça dos seus queridos familiares que muito a amavam e por quem era amada e esperam a sua intercessão junto de Deus. Para nós, que continuamos o nosso peregrinar sobre a Terra, pedimos a graça da fidelidade ao dom de nós mesmas ao Senhor muito particularmente pela Consagração Religiosa.
Com gratidão fraterna lhe dizemos: ATÉ UM DIA, EM DEUS!

As Irmãs da Comunidade de Camarate

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Voltas a Notícias