Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora

Formação FMNS Colaboradores Canonização da Irmã Maria Rita Memórias e Testemunhos Pastoral Juvenil e Vocacional

XII Capítulo Provincial

 

 

 

 

 

No altar estava o pão e também numerosos livros de Novo Testamento para todas as presentes. Rezados os salmos, de acordo com a Liturgia das Horas e após a escuta da Palavra, a Superiora Geral tomou o pão e deu-o à nova Superiora Provincial. Então esta partiu-o em 4 pedaços e deu-os a cada uma das 4 novas conselheiras. Elas partiram-no e distribuíram-no às Irmãs, enquanto se cantava o cântico: « Nas nossas mãos Tu és o Pão, Tu és a Vida. Abra as nossas mãos para dar o Pão, abre as nossas mãos para dar a Vida.» De seguida foi rezado o «Pai-nosso» de mãos dadas. No final da oração o Fr. Martins, OFMCap, distribuiu, como se recebe o Pão eucarístico nas mãos, o Novo Testamento a cada Irmã dizendo: «Recebe a palavra de Deus. Que ela te conduza à Vida eterna». Ao que cada irmã respondeu: «amém».

Às 9:00h todas se encontravam na sala capitular. Eis a Palavra do dia: «O Senhor vem em meu auxílio» e cantou-se um cântico ao Espírito Santo. Foi lida e aprova a Ata. Tomaram lugar na mesa de presidência a nova Superiora Provincial e a moderadora do dia. Foi lido e aprovado com os devidos ajustes, cada um dos números que compõem o documento «Refundar a nossa vida na radicalidade evangélica».

Às 10:45h a Superiora Geral dirigiu Palavras de Enceramento do Capítulo. Disse que podemos dar graças a Deus pelos Seus sinais de presença, bondade e de iluminação. Uma experiência como esta é uma graça especial que cria unidade e comunhão e nos impulsiona para novas realidades e dinamismos. Cria desafios e compromete a embarcar para águas mais profundas e purificadas. Apelou a que partilhemos o gozo de sermos mulheres consagradas franciscanas Missionárias! Levamos uma responsabilidade de colaborar numa mudança de coração e de mentalidade para uma maior importância dada à pessoa, de colaborar numa transformação das estruturas, sobretudo mentais, na comunidade, na Província e na Congregação para melhor amar e servir a nossa Igreja e a Humanidade, sendo o que devemos ser no mundo de hoje, pois desafios não faltam. Agradeceu ao Conselho Provincial cessante: Ir. Adelaide, Ir. Conceição Vaz, Ir. Gravelina, Ir. Glória e Ir. Clara do Céu a sua missão e particularmente a preparação deste XII Capítulo. Desejou toda a Graça de Deus e todo o Bem!

Ao novo Conselho: Ir. Conceição Carvalho; Ir. Aurora; Ir. Celeste Catarino, Ir. Ana Paula e Ir. Goreti; agradeceu a sua aceitação para o serviço da animação, comunhão e amor na Província para os próximos quatro anos. Encorajou a não terem medo, pois o Senhor está! Ele precede-nos ‘a caminho da Galileia’  Agradeceu também a todas as Irmãs pela participação ativa no Capítulo e pelo compromisso assumido de uma vida de verdadeira radicalidade evangélica, que pelo seu testemunho, contagiarão outras. Agradeceu ainda a todas as Irmãs das diferentes equipas de serviços, bem como à Ir.  Superiora da fraternidade de Gondomar pela atenção incansável para que nada faltasse. Tudo foi bem e sentimo-nos felizes!

 

Às 12:25h- Foi o encerramento do Capítulo com a Eucaristia presidida pelo Bispo do Porto, Dom Manuel Clemente. Na homília fez referência à Palavra escutada e evocou S. Francisco de Assis que em tudo se pareceu com o Senhor, o Servo Sofredor. Impressionante é vê-lo chorar porque o Amor não é amado, porque «seu amor foi seu tormento na luta do dia a dia e cantou no sofrimento a nascente da alegria». No final da Missa o novo conselho ajoelhou-se para receber a bênção.

Ver outras notícias < Anterior Seguinte >
Centro Social de Nossa Senhora das Graças Hospital de Santa Maria do Porto Escola Superior de Saúde de Santa Maria Colegio Luso-Francês Externato Santa Margarida Centro de Bem Estar Infantil e Juvenil do Coracao de Jesus Casa do Cruzeiro Colégio de Lourdes