IRMÃ CELESTE ALVES MORAIS
30-1-1929 | 19-2-2019
A Irmã Celeste Morais com nome de religião Lucinda de Jesus nasceu em Pousos – Leiria numa família profundamente cristã.
Aos 15 anos entrou na Congregação das Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora e fez a sua formação inicial à vida religiosa em Santa Cristina do Couto – Santo Tirso. Fez a sua profissão temporária em 1946 e a perpétua em 1950.
Após a formação académica em Enfermagem com a especialidade de parteira exerceu nos Hospitais de: Albergaria-a-Velha, Setúbal, Aveiro, Lapa Santa Maria, Fafe, Estarreja e Castelo de Paiva.
Sempre disponível para quem se aproximasse dela, manifestando um caloroso acolhimento. Terminado o seu horário de trabalho ia a casa das pessoas mais carenciadas prestar os cuidados necessários, o que fazia com muita caridade e alegria. Era estimada e amada por todos.
Depois de ter deixado de exercer a sua profissão continuou a sua missão na comunidade de Airó – Barcelos, sempre com a mesma disponibilidade, dedicação e carinho. Na comunidade foi sempre acolhedora e muito fraterna. A vida de oração profunda e de intensa união com Deus foi a base de todo o seu ser.
Nestes últimos anos marcados pelo sofrimento, não deixou de estar atenta a cada Irmã que por ela passasse e carinhosamente lhe prestasse algum serviço, dela logo recebia um ‘obrigada’ com um lindo sorriso.
Obrigada Irmã Celeste pelo seu testemunho de fidelidade e piedade que traduzia o seu grande amor a Deus e aos irmãos.
Deixe um comentário