IRMÃ CRISTINA GONÇALINHO
27-1-1932 | 20-8-2020
A nossa querida Irmã Cristina Gonçalinho, nasceu a 27 de janeiro de 1932 em, Vila Nova de Souto, El-Rei, Conselho de Lamego, Distrito de Viseu. Entrou na Congregação a 10 de fevereiro de 1953, em Santa Cristina do Couto, professou a 19 de Novembro de 1955 tendo feito a Profissão Perpétua a 19 de Novembro de 1958 em Santa Cristina do Couto. Terminada a sua formação religiosa, foi enviada em missão, que exerceu em diversas casas da Congregação, tendo trabalhado em: Santa Cristina do Couto, Oliveira do Bairro, Vouzela e, em 1972, integrou a Comunidade de Camarate onde permaneceu até ao final da sua peregrinação na terra. Alma de oração, era sempre a primeira a marcar presença na capela onde permanecia por longo tempo. Distinguia-se também pela sua grande dedicação e entrega ao trabalho, quer na Comunidade, na quinta e no Lar, onde sempre comparecia para colaborar nas refeições das utentes mais dependentes. Alma de caridade, percorria quilómetros a pé a pedir ajuda para as missões, especialmente para os leprosos em África. De personalidade forte e grande espontaneidade, juntava a esta uma grande humildade, pedindo frequentemente desculpa quando sentia ter magoado alguém.
Em Dezembro de 2018, teve um AVC e ficou acamada e assim permaneceu até ao dia 20 de Agosto de 2020, quando o Senhor a chamou para habitar nas moradas eternas. Durante o longo tempo da sua doença, a nossa querida Irmã Cristina, foi um anjo de serenidade e paz. Não falava muito, mas sempre agradecia com um lindo sorriso, todos os cuidados que lhe eram prestados. Deixa-nos essa imagem de gratidão e aceitação do que o Senhor lhe pediu no final da sua caminhada nesta terra.
A Nossa Irmã deixou-nos aos 88 anos de idade e, na saudade, rezamos para que possa já repousar no regaço do Pai.
Irmã Cristina obrigada pelo testemunho que nos deixou de Irmã simples, dedicada, orante, caridosa, amiga e alegre, muito ao jeito de Francisco de Assis. Junto do Pai, interceda por todos nós.
Deixe um comentário