Back to Notícias

IRMÃ ROSA PORTELA

27-8-1927 | 17-12-2018

A nossa querida Irmã, Rosa Portela, Maria do Menino Jesus, nome que recebeu no momento da tomada de hábito, nasceu em Adaúfe, Braga, a 27 de Agosto de 1927.

Entrou na Congregação em 1941, no noviciado de Santa Cristina do Couto, a fim de receber a formação para a vida franciscana. Fez a sua consagração totalmente ao Senhor, pela Profissão perpétua, em 1948.

Foi enviada para o Colégio Luso-Francês durante algum tempo e regressou a Santa Cristina do Couto, onde passou a exercer as funções de Secretária e Ecónoma da Província, durante vinte anos. De 1979 a 1986 trabalhou na  secretaria do Externato da Santa Margarida, onde mais tarde assumiu o cargo de Superiora da fraternidade de Gondomar. Foi, depois, acolhida na fraternidade da Escola Superior de Enfermagem de Santa Maria, onde exerceu com competência e saber o trabalho de secretária da mesma Escola.

A nossa querida Irmã era uma pessoa de porte digno, acolhedor e amável. Teve sempre um grande espírito de fé, oração e esperança. Era cumpridora dos seus deveres religiosos. De sorriso brilhante e transparente, servia com simpatia todas as pessoas que vinham ao seu encontro. Testemunho de Irmãs afirmam que era bondosa, delicada e muito serena.

A 12 de Junho de 2012, quando a sua saúde ficou frágil, integrou a fraternidade de Gondomar, para um descanso merecido, procurando ajudar naquilo que a saúde lhe permitia, bastando-se a si mesma. Aqui, teve os cuidados necessários ao seu bem-estar, mas, pouco a pouco foi ficando mais dependente e viveu acamada durante algum tempo, como  resultado de uma queda. Nunca lhe ouvimos um queixume. Enquanto falou edificou-nos com as suas palavras e nos últimos dias disse: “Quero ir para Jesus, meu Senhor e meu Deus”. Foi o resumo da sua vida doada ao Senhor que a chamou e amou.

A nossa querida Irmã, deixou-nos mo dia 17 de Dezembro, pelas 6 horas da manhã, com a linda idade de 91 anos e 77 de vida religiosa consagrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Back to Notícias