Back to Notícias

IRMÃ ROSA VIEIRA DE PINHO

26-6-1955 | 30-11-2020

A Rosa Vieira de Pinho (Antónia da Cruz)

A Irmã Rosa Vieira de Pinho, em religião Irmã Antónia da Cruz, nasceu na freguesia da Glória em Aveiro, a 26 de junho de 1941.

Fez a sua formação inicial à vida religiosa em Santa Cristina do Couto – Santo Tirso, tendo feito a sua profissão perpétua em 19 de novembro de 1960.

Serviu os irmãos em Estarreja, nos lares de Fafe e Braga, no Lar da Graça em Lisboa, no Centro Bem-Estar Infantil e Juvenil do Sagrado Coração de Jesus – Porto, em Gondomar, Setúbal, no Hospital de Castelo de Paiva, em Santa Cristina do Couto, no Colégio Luso-Francês, Camarate e em Ílhavo. Ao longo dos anos exerceu diversas funções, tais como rececionista, costura e bordados à mão e à máquina.

Em 2016, reintegrou novamente a comunidade de Camarate, era muito comunicativa e sempre com um sorriso.

Em novembro de 2019, foi-lhe diagnosticada uma leucemia aguda, tendo iniciado o seu caminho de purificação, quer no internamento, quer nas constantes idas e vindas ao Hospital de Santa Maria – Lisboa para tratamento. Durante esta longa e grave doença, foi edificante para todos a sua serenidade, paciência e gratidão a quantos lhe prestaram cuidados. No dia 30 de novembro, pleas 20h, o Senhor a chamou para habitar nas moradas eternas. Partiu rodeada das irmãs da sua comunidade que a acompanharam, na sua dolorosa agonia, com orações e cânticos que a Irmã apreciava.

Guardamos na memória o seu lindo sorriso,  junto de Deus interceda por nós.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Back to Notícias