Back to Notícias

IRMÃ MARGARIDA PIRES DA CONCEIÇÃO

17-8-1921 | 27-7-2013

A Irmã Margarida Pires da Conceição, nasceu na Freguesia de Pinheiro de Bemposta, Concelho de Oliveira de Azeméis, Distrito de Aveiro.

Entrou na Congregação das Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora a 13 de Outubro de 1947, em Santa Cristina do Couto, onde fez o Noviciado. Fez os primeiros votos – Profissão Temporária – em 28 de junho de 1950 e a Profissão Perpétua no dia 21 de novembro de 1953.

A Irmã Margarida Pires da Conceição esteve sempre ao serviço dos nossos irmãos mais idosos em lares de 3.ª idade. Como Franciscana seguiu Jesus ao jeito de Francisco de Assis. O seu coração encontrava-se focado nas pessoas débeis e frágeis, mas ricas em sabedoria. A Irmã Margarida trabalhou em Aveiro, Fafe, Asilo do Dr. Paulo Borba, lar da Graça – Lisboa, Alcochete, Hospício na Rua do Crucifixo – Lisboa, Lar de Santa Cruz – Braga e Ponte de Sor; não se poupava a esforços e o seu lema era servir os mais frágeis e doentes. Nos lares onde trabalhou dinamizava com alegria e entusiasmo a liturgia diária.

Já de saúde bastante debilitada é acolhida na comunidade de Gondomar no dia 26 de janeiro de 2007. Ao longo destes anos ajudou nos trabalhos domésticos, sobretudo, na preparação dos legumes para as refeições. No recolhimento do seu quarto as suas mãos de fada transformavam os novelos de linhas em lindos trabalhos de renda e croché que irão perpetuar a sua memória no tempo. A Irmã Margarida deu-nos o exemplo de autêntica franciscana vivido na simplicidade, na ajuda discreta, na humildade e na amabilidade. Alma de paz espalhava-a à sua volta com grande naturalidade de vida.

Bem-aventurados os mansos, os artesãos da arte e da beleza de Deus porque deles é o Reino dos Céus. Partiu para a casa do Pai e nela entrou em paz e pelas mãos amorosas de Maria. Assim como viveu, assim partiu: tranquilidade, serenidade, paz foram as suas companheiras na passagem para o Além.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to Notícias